sábado, 8 de outubro de 2016

Depois dos 30...

Hoje, resolvi me reler, depois de alguns anos morando na "Capitá". Engraçado como me enxergo ainda nos textos. Bom, o que mudou? Acabei passando no concurso e a palavra dos 30 se tornou ESTABILIDADE.
O que sinto depois dos 30 é uma vontade de ser responsável, de tentar levar a vida mais a sério, mas confesso que os momentos mais legais são quando consigo ser aquele jovem na faculdade dançando na chuva, após uma declaração que meu amigo fez na janela para sua namorada. As coisas simples e distraídas continuam me atraindo muito. Me cobro muito sobre acertos, sobre continuar dando orgulho para meus pais e permito ainda que eles interfiram nas minhas escolhas.
Morando só, tento exercitar o poder da concentração. Me incomodo quando não consigo ler um livro inteiro (meu maior desafio), assistir um filme só, deixar de sair um fim de semana. Aprendi a ver séries, esse formato mais curto, com episódios com menos de uma hora me atraem. 
Os meus 30 anos chegaram com perdas, conquistas, novas amizades. Dizem que tem a mudança da lua nos trinta anos, não sei se a lua mudou, mas a chegada desta idade, veio como um furacão. Mas olhando hoje, já com 31 (não muito longe) consigo aprender com essa chegada. Aqui abaixo deixo algumas opiniões sobre alguns assuntos:
AMIZADE -  Como tenho amigos nessa vida. Não consigo nutrir aquele discurso " Sou de poucos amigos". Não, tenho muitos que confio. Morar em algumas cidades durante alguns anos, me fez estabelecer laços fortes. Hoje as redes sociais ajudam a manter um contato, ou pelo menos, através de fotos, ver o que está acontecendo na vida deles. É difícil estar presente como gostaria. Tento priorizar datas como casamentos e alguns aniversário. Não tenho hábito de ligar para ninguém, nem mandar mensagens com declarações, mas tento ser presente quando sou cobrado para tal. Sou muito bem resolvido com essa questão de amizade. Amigo é  e ponto. A vida nos faz ter algumas prioridades e menos tempo para algumas pessoas que gostamos, mas naqueles pequenos encontros a gente se diverte como antes. 
AMOR - O amor continua pra mim algo indecifrável. A maturidade ajuda em alguns aspectos, mas quando falamos de duas pessoas, a gente acaba perdendo o controle da situação. Quanto mais bem resolvido você estiver com sua vida, mais facilidade você terá de administrar uma relação. Amar deveria ser algo leve, mas é complexo. Ou será que a gente complica? Ainda não encontrei respostas para esse assunto. O que busco hoje é meu controle emocional. Estar bem, ter vida própria para quando chegar o amor, você apenas adiciona-lo em sua rotina, não torná-lo seu mundo. 
MORTE - Depois que perdi minha avó, não conseguia mais entrar em cemitérios e participar de velórios. Em 2015, quando perdi meu tio, consegui enxergar coisas que durante muitos anos me fechei. A importância do abraço. Como foi interessante perceber a presença de ex mulheres de meus primos, antigos vizinhos, amigos distantes, estarem ali confortando minha família. Cada gesto de carinho é tão importante. Não, não existem palavras que curem a dor da perda, mas sempre haverá um espaço para um abraço. Vi pessoas que deixaram o orgulho de lado para dar um abraço nos meus tios que haviam perdido um irmão. Vi gente varrendo minha casa para ajudar minha tia que estava sem forças. Vi estranhos chegarem e falar palavras de Deus para acalmar o coração. Pretendo, depois de 17 anos , voltar a frequentar velórios de amigos , ou talvez um colega, quero olhar com outros olhos esse momento, e passar para outra pessoa aquele abraço que recebi.
TRABALHO - Hoje meu foco mudou. Não consigo me aventurar, colocar uma mochila nas costas e ser feliz. Hoje valorizo pagar minhas contas, sair com meu dinheiro e viajar quando quero. No meu primeiro emprego, não busquei crescer, pois acreditava que sairia com um ano. Resultado: Fiquei quase cinco anos e não mudei muito de cargo. Nesse momento busco focar, fazer o melhor , com a intenção de crescer. Amadureci muito. Hoje me dou prazos. Hoje confio mais em mim, no meu potencial. Sei que estudando posso mudar o rumo das coisas. Me considero uma pessoa organizada, que planeja um futuro bacana pra mim, meu violão e nosso cachorro. rs

Por hoje é só
Até os 40.rs

3 comentários:

  1. Que venha os 40! Saudades! Abraços. Heitor

    ResponderExcluir
  2. Poooooooo belas palavras, me identifiquei com muita, mas muita coisa mesmo!!! Virginianos!! Bom é que em todas as áreas do texto e destacadas o crescimento e amadurecimento estão totalmente presentes!!! Viva ao crescimento!!

    ResponderExcluir
  3. Poooooooo belas palavras, me identifiquei com muita, mas muita coisa mesmo!!! Virginianos!! Bom é que em todas as áreas do texto e destacadas o crescimento e amadurecimento estão totalmente presentes!!! Viva ao crescimento!!

    ResponderExcluir