segunda-feira, 17 de abril de 2017

VIAGEM AO PERU

As férias pra mim tem um gosto de desconexão.  Sempre traço metas anualmente para conhecer novos lugares.  Dessa vez, foi  o Peru.  Que lugar fascinante! Ainda com aquela mente cheia de lembranças, resolvi escrever logo para dar dicas para as pessoas que estão planejando conhecer o país. Meu roteiro se resumiu em Lima, Cusco e Machu Picchu.
Não deixando de destacar desse momento de crise que vivemos, nossa moeda não está muito valorizada, o dólar está alto.  A moeda do país é o Novo Soles. Para cambio , 1 real está valendo em torno de 0,80 a 0,98 soles.  A troca no aeroporto acaba sendo mais cara, sugiro trocar um valor menor para as necessidades e na cidade , se tiver tempo , fazer pesquisa. Em Cusco foi onde achei o melhor valor. O dólar utilizei para viagem a Machu Pichu.


Lima -Huaca Puclana

Cusco



Machu Pichu




LIMA

cerveja 
A  primeira parada foi na cidade de Lima. Fiquei no bairro Miraflores. Bom,  para quem  gosta de caminhar como eu, conseguirá conhecer bastante coisas em um dia. Hospedar nessa região ajudará  na locomoção.  O bairro tem bastante vida noturna. Para quem gosta, recomendo curtir os bares a noite, mesmo que acorde um pouco mais tarde. Como  um bom apreciador de cerveja, parei no Café Café para conhecer a cerveja local. A cusqueña tem as variações de trigo, dourada, vermelha e negra.  A cusqueña dourada lembra um pouco a nossa cerveja, logo, virou a minha favorita. O preço nos bares variam  entre 5 a 10 soles uma long neck, o difícil foi encontrar  com a temperatura gelada como todo brasileiro gosta.  Começando a minha caminhada, fui visitar o HUACA PUCLLANA ( s./ 12) um sitio arqueológico. Você faz visita guiada durante duas horas e tira fotos incríveis.
Larcomar
Seguindo o passeio,  peguei um taxi (s./ 15) para almoçar no Restaurante LA ROSA NAÚTICA. Além da beleza do lugar, próximo ao oceano Pacífico, você come com um preço acessível. Inicialmente você paga 10 soles para o serviço de pão e água. Sim , o garçom serve a todo tempo diversos pães deliciosos e água. O preço do almoço, nota 10, varia entre 40 e 80 soles. Pode comer sem culpa, as refeições são bem saborosas.  A gorjeta para o garçom fica a seu critério, não vem na conta. Descanse um pouco e se prepare para caminhar um pouco.  Através de uma escada, próximo ao restaurante, você sobe sentido ao SHOPPING LARCOMAR.  Nesse trajeto você encontrará várias paisagens bacanas e passará pela praça dos namorados. O fim desse passeio acaba com uma vista muito bonita da cidade.
Durante a noite, opções não faltaram. A CALLE DAS PIZZAS possui vários bares e restaurantes. Confesso que acabei almoçando mal no local que escolhi (ANG....). Mas comi em outros locais e gostei. Nessas ruas você encontra Chopp de  1 L ,cerveja Cristal por  10 soles. Se pretende estender a noite, tem vários bares na região com música ao vivo, eletrônica , regionais e Karaokê.

CUSCO e MACHU PICCHU

Machu Picchu
Cusco
Seguindo de voo para Cusco, fui conhecer um pouco mais dessa cidade linda. Primeira coisa que posso falar, senti muita falta de ar no começo. No HOSTAL TEATRO INCA (US$ 77/ DIA/ DUAS PESSOAS)  fui orientado a tomar o chá de coca, o que ajuda a melhorar a sensação. Achei a cidade barata. No primeiro almoço , o menu no RESTAURANTE ANTOJITOS  foi 12 soles , acredite.   A noite, o jantar foi no EL CUADRO, os pratos deliciosos variam entre 25 e 30 soles. Acabei ficando pouco tempo na cidade, pois o objetivo era conhecer Machu Picchu, mas me arrependi de não ter separado alguns dias para conhecer mais a cidade. Fiz um passeio pelas PLAZA DAS ARMAS e pelos museus. Sugiro tirar pelo menos três dias para fazer alguns passeios na cidade.
Deixei para procurar na cidade uma agência para fazer o passeio para MACHU PICCHU (US$150/250).Não façam isso!! Quase perdi de fazer o passeio. Algumas pessoas optam por dormir na região. Eu fiz o bate e volta. Que local maravilhoso! Já começa no trem e quando você subir os montes, ouvir histórias relatados por guias, vai entender que todo passeio valeu a pena.

 DICAS QUE GOSTEI...

- Não existe taxímetro. Logo, negociem com os taxistas. Aeroporto x Miraflores eles cobram média de 60 soles. Consegui negociar para 50 soles.  Na volta para o aeroporto recorri ao Uber, ficando em  torno de 45 soles.
-HUACA PUCLANNA : faz muito sol na cidade, use bastante protetor solar e roupas leves. Evite o meio dia para visitação. Muito calor. Hidrate bastante;  O tênis suja bastante pela areia do local, logo, escolha o calçado certo.
- Conheci um cara na viagem que comprou o chip no Peru. Dessa forma, ele teve acesso ilimitado para whatsapp e internet
-  Para quem não gosta de correr riscos, procurar agências antecipadas para fazer o passeio de Machu Picchu.  Deixei pra última hora, quase perdi o passeio. Viajei no feriado, cidade estava lotada. Consegui o último bilhete do trem.  O custo médio , no feriado para o passeio completo com Van buscando  no hotel para estação (1h30min), trem ida e volta, ingresso a Machu Picchu, van para levar até o local, guia por duas horas ficou em torno de 200 a 250 dólares, na Sexta Santa.
- Recomendo os dois Hoteis que me hospedei em Lima. Ambos estão bem localizados. Hotel ibis Miraflores e Hotel Mariel.


Uma última observação: Usem o cinto de segurança. O trânsito é bastante louco! rs
@lbjuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário