quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Morando sozinho...

Morar sozinho nos traz uma grande independência do mundo. Aprendemos a dar valor a cada atividade de casa, afinal não existe a outra pessoa pra culpar quando esquecemos aquele copo na pia, tudo vira nosso. A sujeira é nossa, a porcaria é nossa, a comida nossa, se deixar uma lata vazia em cima da pia, ela continuará lá.
Das atividades de casa a mais difícil é  lavar roupa, não há  condições de deixar a roupa de molho quando não se tem hora pra voltar, não tem como deixar roupa no sol , correndo risco de chuva.
Da questão pessoal, o mais difícil é a saúde, ficar doente em casa , sem ninguém pra trazer um copo de água é fazer você entender que não vale a pena envelhecer sozinho.
Agora vamos falar de coisas boas também: a independência. Poder sair sem deixar ninguém preocupado, receber visitas a qualquer hora, ligar os aparelhos de casa sem incomodar o outro colega, ter uma internet só sua, uma TV só sua.
Aprendi a rezar mais, manter o equilíbrio quando as coisas não estão fáceis.
Aprendi a ser mais independente nas minhas decisões. Quando ficamos sozinhos, temos mais tempo pra pensar nas coisas que não estão bem.
Chorar? A sensibilidade aumenta, o choro às vezes vem fácil num sábado assistindo Caldeirão do Huck, vendo famílias pobres conquistando coisas boas.
Muitas pessoas pensam que só como macarrão instantâneo, que morar só deixa mais relaxado, engano; aprendi a cuidar mais da minha saúde, acho que é o medo de ficar só doente , como falei.
Outra coisa, as pessoas sempre pensam que vira putaria, sexo todo dia , toda hora. Outro engano, a casa passa a ter regras, horários, compromisso. Às vezes não tem prazer maior do que chegar em casa e ficar no silêncio com as pernas pra cima relaxando.
Os amigos visitam bastante, parece que há um sentimento de poder ficar a vontade, sem repressões pela parte de um pai ou uma mãe.
As minhas mães quando fazem visita, "armaria", parece mágica, já vi caixa de papelão com livros se transformar em um criado-mudo, com direito a toalha, jarro, e decoração. E quando varrem a casa, tenho a sensação que nunca fiz uma faxina na casa, parece que sai sujeira de baixo do chão.
A saudade é sempre constante, educação realmente vem de berço, amor vem das pessoas que você vai encontrando na vida.
 A casa continua recebendo pessoas amadas, existe bagunça, existe farra, mas se você tem boa índole não vai se perder, apenas amadurecer para a vida.

adicionem:
https://www.facebook.com/socorromae.saidecasa.5

3 comentários: